A notícia é seca e o mercado entendeu na hora. A Beretta Holding, aquela mesma família italiana que fabrica armas desde antes de o Brasil existir como colônia, está de olho em aumentar sua participação na Sturm Ruger, uma das maiores fabricantes americanas de armas de fogo. Não é fusão de pequenos, não é aventura de startup: é a consolidação de um setor que a mídia progressista adora demonizar e que, apesar de toda a demonização, não para de crescer, de gerar caixa e de atrair capital sério. Quer dizer, enquanto os editoriais choram por controle de armas, o dinheiro esperto vota com os pés e compra ações do outro lado da trincheira.

Olha, ninguém consolida um setor em declínio. Fusão e aquisição são sinais vitais, são o mercado dizendo em voz alta que existe demanda robusta, margens saudáveis e um horizonte que compensa o risco de virar sócio majoritário. E aqui está a piada silenciosa que os regulamentadores fingem não entender: cada nova rodada de restrições, cada projeto de lei que ameaça a indústria, cada campanha midiática pedindo mais controle, tudo isso funciona como acelerador de concentração. Os pequenos não aguentam o custo de compliance, os médios são engolidos, e no final sobram três ou quatro gigantes globais com poder de lobby maior do que quando o mercado era pulverizado. Parabéns, ativistas: vocês criaram exatamente o monstro que diziam combater.

Me diz uma coisa, por que uma família italiana com meio milênio de tradição escolhe justamente agora dobrar a aposta em solo americano? Porque a Segunda Emenda, apesar de toda a corrosão que sofreu nas últimas décadas, ainda é o pilar mais bem defendido de propriedade privada armada no planeta. Enquanto a Europa se afunda em burocracia de licença, registro e proibição, os Estados Unidos permanecem o mercado onde o cidadão comum pode, com dinheiro do próprio bolso e sem pedir licença a comitê nenhum, adquirir o instrumento que garante que sua casa não vira aquário do primeiro invasor. A Beretta não está comprando ações, está comprando acesso ao último grande mercado onde o consumidor final ainda manda mais que o burocrata.

E siga o dinheiro por mais um instante. A Sturm Ruger fatura bilhões, distribui dividendos generosos, mantém dívida baixa e opera fábricas nos Estados Unidos que empregam americanos comuns em cidades que a globalização esvaziou. É o oposto do modelo que Washington financia com dinheiro do contribuinte: em vez de subsídio, produção; em vez de discurso, entrega; em vez de dependência estatal, autonomia produtiva. Não à toa a indústria de armas é uma das poucas que resistiu ao êxodo industrial das últimas três décadas. Faz sentido: é difícil terceirizar para a China aquilo que a China gostaria de proibir dentro de casa.

Existe uma ironia deliciosa em observar o capital europeu, sufocado pelas próprias regras do continente, migrar para financiar a indústria que os progressistas americanos gostariam de esmagar. É a ordem espontânea dos mercados corrigindo, em silêncio, o que os parlamentos tentam distorcer no grito. Cada tentativa de tabelar, restringir ou proibir gera um preço de mercado que informa exatamente o oposto do que a lei pretendia. O cidadão que compra uma arma hoje não está fazendo política, está fazendo cálculo: confia mais na própria mão do que na promessa de uma delegacia que atende em quarenta minutos, quando atende. E esse cálculo, multiplicado por milhões, virou uma das maiores indústrias privadas do mundo ocidental.

Fica a lição que ninguém vai ensinar na faculdade de economia paga com dinheiro público. Quando um governo quer destruir um setor produtivo, o resultado quase nunca é o desaparecimento, é a concentração. Sobram os fortes, os capitalizados, os que têm advogado bom e lobby melhor. Os pequenos morrem, o consumidor paga mais caro, e o Estado descobre tarde demais que criou um oligopólio global blindado contra ele. A Beretta comprando Ruger é um capítulo dessa história antiga: toda vez que o poder político tenta desarmar o cidadão, o capital se rearma primeiro. E dessa vez, com sotaque italiano.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.