A Canaccord Genuity reiterou recomendação de compra para HubSpot e cravou preço-alvo de trezentos dólares por ação, como se o futuro fosse uma linha reta que sai da planilha do analista e vai bater exatamente onde ele previu. O ritual é conhecido: banco emite relatório, mídia especializada replica manchete, corretora empurra ordem para o cliente, e o preço se move sozinho por algumas horas na base da profecia autorrealizável. Depois a poeira baixa, o fundamento aparece, e quem comprou no topo descobre que o alvo era uma sugestão, não um contrato.

Vale perguntar quem ganha com esse tipo de recomendação antes de perguntar se ela está certa. Casa de análise vive de fluxo, corretora vive de corretagem, banco de investimento vive de mandato, e software as a service é justamente o setor onde os grandes bancos costumam ter operações de subscrição, colocação e assessoria. O analista que assina o relatório não é um monge tibetano contemplando o valor intrínseco da empresa, é um profissional dentro de uma estrutura que fatura quando o cliente institucional se movimenta e quando o varejo entra na roda. A recomendação é produto, o preço-alvo é embalagem.

Preço-alvo, aliás, é o instrumento mais desonesto do arsenal do mercado, porque veste de ciência aquilo que é chute educado. O sujeito pega uma projeção de crescimento de receita, aplica um múltiplo comparável, ajusta por uma taxa de desconto que ele mesmo escolheu, e sai com um número redondo que caberia num tweet. Trezentos dólares. Não duzentos e oitenta e sete, não trezentos e doze, trezentos redondinhos, porque número redondo vende relatório e número quebrado assusta o cliente. Se a HubSpot chegar lá em dois anos, o analista foi genial; se despencar, o mercado é que estava irracional; se ficar de lado, ninguém lembra do relatório em seis meses.

O pano de fundo é que a indústria de software corporativo americana está sendo reprecificada pela terceira vez em cinco anos, sacudida por juros que não voltam para zero, por inteligência artificial que canibaliza margens e por clientes corporativos que finalmente pararam de assinar tudo que aparece com nuvem no nome. HubSpot, como qualquer plataforma de marketing e vendas, depende da disposição do pequeno e médio empresário americano continuar gastando, e essa disposição é justamente o que o crédito caro e a incerteza regulatória vêm mastigando lá fora. Nada disso aparece num preço-alvo redondo, porque não caberia.

O investidor brasileiro que lê essa manchete traduzida deveria se perguntar por que uma casa canadense está tão animada com uma empresa americana de nicho, e por que essa animação chegou até ele, terceiro elo de uma corrente cujos dois primeiros elos já lucraram antes de ele saber que a corrente existia. Não existe almoço grátis em bolsa, e recomendação de analista distribuída de graça pela imprensa é o cardápio mais caro da casa, porque o preço vem depois, escondido no spread, na volatilidade, e na descoberta amarga de que o alvo era do outro atirando, não do que apanha.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.