Um conselheiro jurídico não é um office boy que topa com a bolsa de ações no elevador. É o sujeito que lê cada linha do que a empresa assina, que revisa cada divulgação antes de ela virar fato público, que senta na sala em que os problemas nascem meses antes de aparecerem no balanço. Quando esse sujeito específico decide vender vinte e oito mil e oitocentos e catorze dólares em ações ordinárias da própria NextNav, o mercado não deveria receber a notícia como um bocejo administrativo. Deveria receber como um telegrama cifrado, porque é exatamente isso que é.

Repare no valor. Não é uma fortuna capaz de aposentar ninguém, e é justamente por isso que interessa. Quantias tímidas costumam ser deliberadamente tímidas, calibradas para caber no filtro de compliance, para não disparar alarmes automáticos, para ficar embaixo do limiar em que jornalistas começam a fuçar. Vinte e oito mil dólares é o valor de quem quer vender sem parecer que está vendendo. É o valor de quem precisa reduzir exposição sem estampar isso na primeira página do Wall Street Journal. E ainda assim, mesmo minúsculo, precisou ser divulgado, porque a lei obriga. Obriga porque o legislador, ainda que involuntariamente, sabia que o insider é o único que enxerga o iceberg inteiro enquanto o resto do mercado admira a pontinha.

A NextNav é uma dessas empresas que vivem da promessa. Promete tecnologia de posicionamento vertical, promete rivalizar com o GPS, promete infraestrutura crítica para drones, emergência, aviação civil. Promessa é o produto mais lucrativo do capitalismo financeirizado contemporâneo, mais lucrativo que qualquer coisa que a empresa efetivamente entregue, porque promessa move ação e ação movida é caixa levantado. O problema é que promessa tem prazo de validade. E quem está por dentro sabe quando o prazo está vencendo antes de qualquer analista de banco descobrir. O jurídico, em particular, costuma saber antes de todo mundo, porque é ele que precisa vestir a linguagem cautelosa em torno das más notícias que ainda vão chegar ao público.

Vai o cético dizer que insider vende por mil motivos legítimos, divórcio, faculdade dos filhos, imposto, diversificação de carteira, e é verdade. Mas o cético honesto sabe que insider também vende porque viu o que ninguém mais viu, e a estatística das últimas três décadas de mercado americano é implacável nesse ponto: vendas concentradas de executivos em janelas específicas tendem a preceder desempenhos abaixo da média nos doze meses seguintes com uma regularidade que envergonharia qualquer teoria do mercado eficiente. O sistema regulatório existe justamente porque essa assimetria é real, palpável e explorável. Se fosse ruído aleatório, ninguém precisaria reportar nada.

E aqui aparece a ironia central desse tipo de episódio. O pequeno investidor, aquele que comprou NextNav depois de ler uma matéria empolgada sobre o futuro do posicionamento vertical, está no lado errado da mesa. Ele opera com informação pública, tratada, empacotada, muitas vezes com semanas de atraso e com a redação amaciada por relações com investidores. O advogado-chefe opera com a versão bruta, ao vivo, das reuniões internas em que se discute o que vai virar comunicado oficial daqui a três semanas. Chamar isso de mercado justo é como chamar de partida justa aquela em que um dos times joga com o placar visível e o outro joga vendado. Existem regras para tentar mitigar a assimetria, mas as regras nunca a eliminam, apenas a domesticam o suficiente para que o jogo continue vendendo ingressos.

Fica a lição sem professor. Quando o conselheiro jurídico da empresa em que você investe decide reduzir a própria posição, mesmo que em valor modesto, mesmo que dentro de qualquer plano automatizado, a pergunta correta nunca é se ele fez algo errado. A pergunta correta é o que ele viu antes de você. E se você não consegue responder, a resposta é você mesmo.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.