O dólar australiano amanheceu firme, engatando alta contra as principais moedas, e a explicação oficial é aquela sopa morna de sempre, dados de emprego resilientes, expectativa de corte de juros adiada, apetite por risco. Traduzindo do economês para o português, o mercado percebeu que o banco central australiano não vai correr para cortar juros porque a economia real, aquela que extrai ferro do chão e vende para a China, continua funcionando apesar de tudo o que os planejadores tentaram fazer com ela.

Aqui mora o ponto que ninguém quer enunciar em voz alta. A Austrália não é uma potência tecnológica, não é o berço de nenhuma revolução digital, não tem o privilégio exorbitante de emitir a moeda de reserva global. O que ela tem é buraco no chão, gente disposta a cavar, contrato de exportação assinado e um sistema jurídico que, com todos os seus defeitos, ainda respeita minimamente o direito de quem investe capital para tirar coisa do subsolo. Isso, no ano de 2026, virou vantagem competitiva rara o suficiente para fazer moeda subir.

Compare com o experimento brasileiro. Temos mais minério, mais soja, mais petróleo, mais tudo que o mundo quer comprar. E temos o real oscilando ao sabor da última fala do ministro da Fazenda, do último recado do Banco Central, do último decreto que inventa taxação sobre exportação para financiar bondade eleitoral. A diferença entre o dólar australiano firme e o real cambaleante não está na geologia, está na relação entre o Estado e quem produz. Um respeita, o outro extorque.

Siga o dinheiro e verá o roteiro completo. Quando um país emite dívida na sua própria moeda para financiar gasto corrente, subsídio setorial e programa social que compra voto, o preço aparece na cotação. Não é castigo divino, não é conspiração de especulador estrangeiro, é matemática elementar. Toda promessa política tem que ser paga por alguém, e esse alguém, no fim da cadeia, é sempre o cidadão que segura a nota no bolso e vê o poder de compra derreter enquanto o discurso oficial explica que a inflação é temporária, importada, transitória, sazonal, qualquer adjetivo que sirva para não admitir que a impressora está ligada.

A alta do dólar australiano deveria constar do currículo obrigatório de todo aluno de escola pública brasileira, junto com o preço do maço de cigarros em Buenos Aires e o valor do salário mínimo em Caracas. É lição prática do que acontece quando um governo, por incompetência ou por sorte, deixa a economia real respirar. A moeda sobe porque quem a emite não a envergonha diariamente com aventuras fiscais. Simples assim, e é justamente por ser simples que ninguém em Brasília quer entender.

Enquanto isso, seguimos assistindo ao circo em que o mesmo governo que sangra a produção com carga tributária de país escandinavo entrega serviço público de república bolivariana e ainda tem coragem de reclamar quando o mercado precifica o risco de calote embutido em cada nova despesa criada por medida provisória. O dólar australiano subiu hoje porque a Austrália tem algo que o Brasil desaprendeu a ter, respeito mínimo pela aritmética. E aritmética, quando ignorada, sempre cobra juros compostos.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.