Os rendimentos dos títulos do Tesouro americano dispararam nesta semana empurrados por apostas de que o banco central terá que subir juros de novo, ou pelo menos manter altos por muito mais tempo do que Wall Street queria acreditar. O rendimento da nota de dez anos voltou a testar patamares que os analistas juravam ser coisa do passado, e o de dois anos, mais sensível à política monetária, subiu junto como se estivesse denunciando algo que ninguém quer dizer em voz alta. E o que ninguém quer dizer é simples: a década de dinheiro fabricado do nada tem preço, e o preço agora vem na forma de credor exigindo compensação para continuar emprestando para quem já provou que gosta de gastar mais do que arrecada.
O curioso é observar o teatro dos comentaristas explicando o movimento como se fosse mistério técnico, quando na verdade é aritmética de padeiro. Quando um governo emite dívida sem parar, financia déficit atrás de déficit, e conta com o banco central para segurar a ponta comprando papel, chega o momento em que o comprador natural, aquele investidor de carne e osso que precisa que o dinheiro dele renda mais do que apodrece, olha o balanço e diz que não aceita mais migalha. Isso não é especulação, é sobriedade. O rendimento subir é o mercado tirando a venda dos olhos, não colocando.
Vale seguir o dinheiro para entender quem paga a conta desse ajuste. Juro alto nos Estados Unidos suga capital do mundo inteiro para o cofre americano, o que significa moeda emergente apanhando, dívida pública em país periférico ficando mais cara, empresa endividada em dólar rezando, e o cidadão comum de qualquer canto pagando na inflação importada e no crédito mais salgado. O sujeito que nunca pisou em Nova York vai sentir no financiamento do carro em São Paulo, porque o dinheiro do mundo obedece à gravidade do juro americano. E enquanto isso, o governo que gastou como se não houvesse amanhã posa de vítima da conjuntura, como se a conjuntura não fosse justamente a sombra projetada pelas próprias escolhas.
Há também a piada silenciosa dos economistas que passaram anos jurando que imprimir dinheiro em escala industrial não geraria inflação, porque desta vez seria diferente, porque a teoria monetária moderna havia reescrito as regras, porque a globalização absorveria o excesso. A conta chegou, como sempre chega, e agora os mesmos personagens explicam com cara séria que a solução para a inflação causada pelo juro artificialmente baixo é o juro artificialmente alto, num vaivém que trata a economia como carro velho no qual se aperta acelerador e freio ao mesmo tempo. O ciclo de expansão de crédito seguido de contração forçada não é acidente, é o mecanismo que fabrica a próxima crise enquanto pretende resolver a atual.
O que se vê é a manchete sobre Treasuries subindo. O que não se vê é a pequena empresa que vai fechar porque não consegue rolar dívida, o comprador de imóvel que desiste porque o financiamento ficou proibitivo, o país emergente que vai apanhar de capital fugindo, o aposentado que vê o poder de compra da poupança evaporar mesmo com juro nominal maior. Cada ponto base de rendimento adicional é um imposto invisível cobrado de quem produz para pagar a farra de quem legisla. E enquanto o mercado processa essa realidade em tempo real, o discurso oficial continua tratando o fenômeno como se fosse fenômeno da natureza, tipo maré ou eclipse, e não a consequência previsível de décadas de escolhas erradas feitas por gente que nunca teve que arcar com a própria conta.
A verdade nua é esta: não existe almoço grátis, nunca existiu, e a ilusão de que existia estava sendo sustentada por décadas de dinheiro barato que agora cobra juros com correção monetária. Quem confiou no truque vai descobrir que mágica boa mesmo é a do credor que sempre recebe.
Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.