A Stifel derrubou o preço-alvo da Oracle Financial Software Services com a justificativa técnica de sempre, pressão nas margens, ciclos de venda mais longos, dificuldade em converter pipeline em receita. Traduzindo do economês para o português dos mortais: a empresa está tomando pancada porque seu principal mercado, softwares para bancos, virou refém de um ambiente regulatório que muda toda semana e de clientes que preferem adiar decisão a assumir risco. E o analista, coitado, ainda tem que explicar isso com gráfico bonitinho para não assustar o investidor de varejo.

Olha, ninguém que estuda o setor bancário há mais de dez minutos se espanta com isso. A Oracle Financial vende sistemas core para bancos, aqueles softwares que fazem a máquina rodar por dentro, e o negócio dela é diretamente proporcional ao apetite dos bancos por investir em tecnologia. Quando o Banco Central de qualquer país civilizado ou semi-civilizado decide reescrever as regras de compliance, capital, KYC, PIX equivalente, open banking, tokenização de ativos e mais uma centena de siglas por trimestre, o comprador congela. E software parado na prateleira não vira receita, vira depreciação.

Quer dizer, o mercado gosta de fingir que essas margens comprimidas são um problema de execução da Oracle, como se bastasse um novo diretor comercial mais agressivo para destravar contratos. Não é. É um problema estrutural de um setor que foi transformado em extensão do aparato regulatório estatal. Banco hoje não é mais empresa, é balcão de execução de política pública travestido de instituição privada, e quem vende ferramenta para banco está vendendo, na prática, para uma burocracia que decide a cada seis meses o que é permitido pensar em finanças. Ninguém quer comprar caminhão novo quando o governo ameaça mudar a bitola da estrada.

E aqui está a parte que os relatórios da Stifel não vão dizer, porque analista de corretora precisa continuar sendo convidado para o próximo evento de investor relations. A pressão nas margens do software financeiro é a fatura, com juros, da era do dinheiro barato que acabou. Durante uma década, bancos gastaram fortunas em digitalização porque o crédito custava zero e o mercado premiava crescimento a qualquer preço. Agora que o juro real voltou a existir, cada centavo de capex vira reunião de três meses no comitê, e o vendedor de software vira estatística de pipeline empurrado para o próximo trimestre. É a ressaca previsível de quem confundiu bolha monetária com boom tecnológico.

Me diz uma coisa, quantos analistas em Nova York, São Paulo ou Bangalore tiveram a coragem de escrever, nos últimos cinco anos, que boa parte da receita do setor de tecnologia financeira era artificial, sustentada por bancos centrais imprimindo dinheiro que ninguém pediu para financiar projetos que ninguém precisava? Nenhum. Todos aplaudiram os múltiplos absurdos, recomendaram compra, ganharam bônus. Agora que a maré baixa, correm para revisar preço-alvo com a mesma cara de estadista que tinham quando recomendavam a euforia. O mercado tem memória curta, mas a matemática, essa, cobra com pontualidade britânica.

A lição da queda no alvo da Oracle Financial não é sobre Oracle e não é sobre software bancário. É sobre o que acontece quando um setor inteiro se acomoda na bomba de gasolina do dinheiro fácil e depois descobre que a bomba estava furada desde o começo. Sobra pressão nas margens para uns, demissões para outros, e para o cidadão comum, que nunca comprou uma ação e nunca vai comprar, sobra a inflação que financiou a festa. A conta, como sempre, é dividida entre quem não foi convidado para o jantar.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.