A cena se repete como liturgia. Um banco de investimento estrangeiro, no caso a William Blair, resolve iniciar cobertura de uma gestora brasileira, a Lynx, com o selo mágico de outperform, e o noticiário financeiro replica o comunicado como se fosse boletim meteorológico. O leitor desavisado imagina que aquilo é análise fria, técnica, isenta, produto de planilhas rodadas a três da manhã por analistas insones em busca da verdade contábil. É bonito de acreditar. Também é ingênuo.

Recomendação de corretora não é oráculo, é produto comercial. A casa que emite o relatório vende serviços de banking, coloca ofertas, monta mesa de trading, cobra taxa de custódia e vive de fluxo. Quando ela carimba outperform num nome, está simultaneamente sinalizando ao mercado que gostaria de ver aquele nome subir, que provavelmente tem clientes comprados, e que a relação institucional com a companhia coberta é boa o suficiente para render mandato futuro. Ninguém inicia cobertura de uma empresa com quem não pretende almoçar de novo. Isso não é maldade, é matemática do incentivo.

O ponto interessante não é a Lynx merecer ou não o carimbo, e provavelmente merece, gestoras brasileiras de qualidade existem e a Lynx é levada a sério em Faria Lima há tempo. O ponto é a coreografia. Quem comprou antes do relatório sair sabia. Quem lê a manchete depois já está comprando na segunda ou terceira mão, pagando pelo prêmio do consenso recém-fabricado. O que se vê na tela é o preço reagindo ao outperform. O que não se vê é a mesa que se posicionou dias antes, o cliente institucional avisado por telefone, o gestor amigo que rebalanceou a carteira na véspera. A informação circula em ondas concêntricas, e o pequeno investidor sempre é a última onda antes da praia.

Há algo mais fundo aqui, e vale sublinhar. O brasileiro tem devoção quase religiosa por chancela estrangeira. Se um analista da avenida Paulista disser exatamente a mesma coisa sobre a Lynx, o texto some no vento. Se uma corretora de Chicago disser, vira notícia. É o velho complexo colonial travestido de sofisticação financeira. A ideia de que gringo enxerga melhor a bolsa brasileira que brasileiro é uma daquelas superstições que só sobrevivem porque ninguém tem coragem de dizer o óbvio, que gringo enxerga o Brasil pelo Bloomberg e pelo relatório do próprio banco, e que boa parte do tempo está simplesmente errado com sotaque.

Vale também lembrar o contexto. Lynx é gestora, ganha dinheiro cobrando taxa sobre patrimônio de terceiros. O modelo prospera quando entra dinheiro novo, quando o mercado sobe, quando o multimercado volta a estar na moda depois de anos apanhando para o CDI de dois dígitos. Cobertura de sell side com viés positivo ajuda exatamente nesse ciclo, atrai fluxo, dá conforto ao alocador que precisa justificar posição em comitê, engorda o AUM da gestora, que por sua vez remunera as corretoras que a distribuem. O círculo se fecha, e todo mundo dentro dele ganha. O sujeito fora do círculo compra ação, paga corretagem, paga imposto, e reza.

Nenhuma dessas observações significa que a Lynx é ruim, que a William Blair mente, ou que o investidor deva fugir do papel. Significa apenas que a matéria noticiosa que se limita a repetir outperform como se fosse fato consumado está prestando um desserviço ao leitor. Notícia econômica séria pergunta quem paga, quem recebe, quem se beneficia do timing, e o que está no relatório completo que a manchete não mostrou. O resto é releitura de press release com verniz jornalístico. E press release, todo mundo já sabe, é publicidade que não paga tabela.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.