O papel da AutoZone bateu US$ 2.900,01, o menor patamar em um ano inteiro, e a imprensa financeira despejou a de sempre, aquele diagnóstico morno de ambiente macro desafiador e pressão sobre o consumidor, como se a queda de uma varejista de peças automotivas fosse fenômeno meteorológico, chuva que caiu sem culpado. Quer dizer, cai a ação da empresa que vive de gente consertando carro velho porque não pode comprar carro novo, e ninguém quer perguntar por que, subitamente, tanta gente está consertando carro velho.

Olha, o preço de uma ação não é oráculo, é termômetro. E o termômetro está dizendo que o americano médio, aquele mesmo que durante três anos foi tratado como consumidor invencível pela narrativa oficial, começou a economizar até no que antes era gasto reflexo. AutoZone não vende luxo, vende necessidade adiada. Quando até a necessidade adiada some do carrinho, o problema não é da empresa, é da moeda em que ela é paga. A conta da farra de emissão, dos cheques mandados pelo correio, das taxas artificialmente esmagadas por anos a fio, essa conta não desaparece; ela migra do relatório do banco central para o bolso do sujeito que precisa trocar a bateria e descobre que a bateria dobrou de preço enquanto o salário andou de lado.

Me diz uma coisa, quantas vezes na história um ciclo de expansão monetária desenfreada terminou em pouso suave? Nenhuma. Sempre a mesma coreografia, primeiro o crédito farto inflando margens que pareciam eternas, depois os múltiplos esticados por gente convencida de que aquilo era o novo normal, e por fim o ajuste, sempre grosseiro, sempre punindo mais quem menos participou da festa. A AutoZone não errou estratégia, ela é uma das empresas mais bem geridas do varejo americano, recomprou ações com disciplina de relojoeiro suíço, o problema é que nenhuma competência empresarial resiste indefinidamente a um consumidor descapitalizado por inflação acumulada e por juros que finalmente cobraram o preço real do dinheiro.

E siga o dinheiro, porque é aí que a peça cai. Enquanto o cidadão adia a troca do amortecedor, o Tesouro americano segue rolando dívida a custos que teriam sido impensáveis cinco anos atrás, o serviço da dívida já supera o orçamento militar, e a mesma classe política que hoje se preocupa com o consumidor foi a que despejou trilhões na economia para financiar prioridades que ninguém votou. O varejo apenas devolve, em tempo real, o veredicto de quem paga a conta. A ação da AutoZone caindo é a democracia econômica funcionando, milhões de pessoas votando com o cartão de crédito guardado na gaveta.

O que não se vê nessa mínima de 52 semanas é o mais importante. Não se vê o mecânico independente que fechou a oficina porque o cliente sumiu. Não se vê o fornecedor que cortou turno. Não se vê a família que trocou peça original por remanufaturada de procedência duvidosa. Enquanto isso, os mesmos comentaristas que aplaudiram cada rodada de estímulo agora escrevem análises graves sobre rotação setorial e ajuste técnico, vocabulário criado justamente para não ter que admitir o óbvio, que a bolha estourou onde sempre estoura primeiro, na periferia do consumo real, longe das manchetes.

A moral da história é velha e desagradável para quem gosta de soluções fáceis. Não existe prosperidade fabricada por decreto, não existe consumidor eternamente resiliente, não existe empresa boa o suficiente para compensar uma moeda ruim. Toda vez que o poder político acha que descobriu o botão mágico do crescimento, a fatura chega, e chega sempre pela porta dos fundos, na forma de uma ação de varejo tocando a mínima do ano enquanto o comunicado oficial diz que os fundamentos permanecem sólidos. Sólidos para quem imprime, líquidos para quem consome.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.