Vamos ao osso da coisa. O sujeito que senta na cadeira mais alta da Mission Produce, gigante mundial do abacate, resolveu se desfazer de quase meio milhão de dólares em ações da própria companhia. Não foi um estagiário do jurídico, não foi um diretor de segunda linha, foi o presidente executivo em pessoa. E o comunicado sai naquele tom asséptico de sempre, com aquela cara de quem informa a temperatura da geladeira, como se fosse rotina um capitão descarregar bagagem no cais enquanto os passageiros ainda estão embarcando.

Quer dizer, existe uma coisa curiosa no mercado financeiro moderno que ninguém gosta de encarar de frente. Insiders vendem por mil motivos, dizem os manuais, planejamento sucessório, diversificação patrimonial, compra de casa em Aspen, divórcio, imposto. Tudo verdade. Mas existe também aquele motivo que nunca aparece no formulário da SEC e que é justamente o único que interessa ao acionista pequeno: o cara sabe de alguma coisa que você não sabe. E ele sabe porque é ele quem faz a coisa acontecer, ou não acontecer. Informação assimétrica não é bug do sistema, é a característica fundamental de quem está dentro contra quem está fora.

Siga o abacate e você vai entender o retrato. A Mission Produce vive de um produto de commodity premium que dependeu, na última década, de três muletas frágeis: dólar forte contra o peso mexicano e o sol peruano, apetite infinito do consumidor americano por torrada com abacate amassado, e frete marítimo estável. As três muletas estão rangendo. O consumidor americano está apertado, a inflação de alimentos comeu o entusiasmo pelo brunch de vinte e dois dólares, e as rotas logísticas voltaram a ser reféns de tarifa, sanção e geopolítica de canal. Quem opera dentro de uma empresa exposta a esse tripé sente o solo tremer antes do sismógrafo público registrar.

E aqui entra o ponto que a imprensa econômica bem comportada nunca faz. Todo executivo listado em bolsa vive no paradoxo institucional de precisar convencer o mercado de que a empresa vai bem enquanto, no cofre pessoal dele, ele age exatamente como quem acha o contrário. É o velho teatro em que a boca diz uma coisa, a assinatura no formulário diz outra, e o pequeno acionista fica olhando para o telão do aeroporto tentando adivinhar se o voo vai atrasar. Ações executivas revelam caráter e revelam expectativa. Palavra é barata, venda é cara, e portanto venda vale muito mais como informação do que qualquer teleconferência trimestral com sorriso ensaiado.

Olha, ninguém aqui está acusando ninguém de crime, e nem precisa. O problema é sistêmico, não pessoal. Um mercado onde o insider tem janela legal para se proteger enquanto o varejista compra na fé do release oficial é um mercado que institucionalizou a desigualdade de informação e chamou isso de eficiência. É a mesma lógica do burocrata que sabe da mudança da regra antes de a regra sair no diário oficial, do político que compra terreno antes do anúncio da estrada, do dirigente do banco central que ajusta portfólio antes da reunião de juros. A forma muda, a essência é sempre a mesma: quem está dentro se protege, quem está fora paga a conta.

E o pequeno investidor, coitado, continua sendo educado por influenciador de rede social a comprar na baixa achando que baixa é oportunidade, quando muitas vezes baixa é apenas o cheiro do que o comandante já sentiu antes. Não existe almoço grátis nesse jogo, nunca existiu. Existe informação que vaza pelo bolso de quem sabe antes de sair pela boca de quem fala depois. Se você quer aprender a ler mercado, pare de ouvir o que a diretoria diz e comece a olhar o que a diretoria faz com o próprio dinheiro. O resto é folclore.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.