O Índice S&P/BMV IPC recuou 0,78% no pregão, e a leitura oficial vai ser a de sempre. Vão falar de "ajuste técnico", "realização de lucros", "cautela do investidor diante do cenário global". Tradução para o português dos mortais: ninguém sabe direito o que aconteceu, mas alguém precisa dizer alguma coisa antes que o cliente do private banking desligue o telefone. A verdade é que uma queda dessas, num único pregão, não diz absolutamente nada sobre o México. O que ela revela é outra coisa, muito mais interessante e muito menos comentada: a fragilidade estrutural de qualquer bolsa emergente que orbita ao redor de decisões tomadas em Washington, em Frankfurt e nos gabinetes onde se decide, sem consulta a ninguém, o preço do dinheiro no planeta.

Repare no arranjo. O peso mexicano sobe ou desce conforme um funcionário público americano abre a boca sobre juros. A bolsa reage a rumor de tarifa, a discurso presidencial, a expectativa de expectativa. Empresas mexicanas de verdade, que produzem cimento, cerveja, telecomunicações, varejo, essas coisas seguem faturando, contratando, entregando resultado. Mas o preço das suas ações balança como bandeira em vendaval porque o capital que decide comprá-las ou vendê-las está preocupado com o que um comitê de nove pessoas em outro país vai anunciar na quarta-feira. Isso não é mercado livre em funcionamento. É cassino globalizado onde a roleta é operada por burocratas que juram, de olhos fechados, que sabem o que estão fazendo.

E aqui vale seguir o dinheiro, que é sempre o melhor caminho para entender qualquer coisa em economia. Quem ganha com essa volatilidade fabricada? Não é o mexicano que economizou trinta anos para ter uma carteira modesta de ações. Esse coitado acorda com o patrimônio 0,78% menor e nem sabe por quê. Ganha o operador de mesa que shortou na hora certa. Ganha o fundo que estava posicionado do lado certo do trade. Ganha, sobretudo, o sistema que precisa dessa volatilidade permanente para justificar taxas de administração, comissões de corretagem e o batalhão de intermediários que vive do vaivém. Bolsa parada é bolsa que não paga contas de quem vive dela sem produzir nada.

O sintoma mais grave, contudo, está no que ninguém enxerga. Cada ponto que o índice perde por causa de expectativa monetária externa é um ponto que a poupança doméstica não confia em investir dentro de casa. É capital que foge para o dólar, para o ouro, para o imóvel em Miami, para qualquer coisa que não dependa da próxima reunião do Federal Reserve. O México produz, o México trabalha, o México tem uma classe empresarial que faz jus ao nome. Mas o preço do esforço desse povo é definido lá fora, por gente que nunca pisou em Monterrey, e isso corrói lentamente a confiança de que vale a pena poupar em moeda local, investir em empresa local, apostar em país próprio. Quando o cidadão comum aprende que o resultado do seu trabalho depende do humor de um estrangeiro, ele aprende também a não trabalhar tanto.

O remédio que vão prescrever será o de sempre. Mais integração, mais coordenação de política monetária, mais reuniões de banqueiros centrais tomando decisões conjuntas sobre o dinheiro de povos que não os elegeram. O diagnóstico correto, esse ninguém quer fazer, porque implicaria admitir que o problema não é o pregão de hoje, é o modelo inteiro. Um modelo onde a moeda é papel pintado, o crédito é fabricado por decreto, e a bolsa reflete não a saúde das empresas, mas a temperatura do dinheiro fácil que os bancos centrais decidiram ligar ou desligar. Uma queda de 0,78% não é notícia. É radiografia.

Enquanto isso, o mexicano comum vai dormir sem entender que perdeu um pedaço do próprio esforço porque alguém, em algum lugar, mudou de ideia sobre o preço do futuro. E amanhã, quando o índice subir 0,90%, vão dizer que a economia se recuperou, como se economia fosse termômetro que sobe e desce ao sabor da narrativa. Não é. Economia é gente decidindo, produzindo, trocando. O resto é ruído caro, pago por quem não tem voto na assembleia dos que mandam.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.