A Lucky Strike Entertainment, aquela que até anteontem se chamava Bowlero e vendia hora de pista com sapato alugado, viu suas ações saltarem depois de divulgar um trimestre que, na aritmética dos analistas, foi melhor do que o esperado. Repare no truque: ninguém está dizendo que a empresa ficou mais lucrativa, mais produtiva, mais eficiente na entrega de entretenimento. Está dizendo que ela superou uma previsão. E a previsão, curiosamente, foi feita pelos mesmos bancos que agora recomendam a compra do papel que subiu porque superou a previsão que eles fizeram. É um circuito fechado, uma cobra elegante mordendo o próprio rabo em pregão aberto.

O que ninguém quer olhar é a espinha dorsal do negócio. Uma rede de boliches, karaokês e centros de diversão familiar depende de uma coisa muito simples e muito frágil chamada renda discricionária, aquele dinheiro que sobra depois de pagar aluguel, comida, escola e a gasolina que não para de subir. Quando o custo de vida corrói o assalariado médio, o primeiro corte no orçamento doméstico não é o supermercado, é justamente a noite de sexta com a família na pista sete. E, no entanto, o papel sobe. Alguém, em algum lugar, está apostando que a farra continua enquanto a lenha acaba.

Vale seguir o dinheiro, que é sempre o exercício mais esclarecedor. Companhias desse porte crescem por aquisição, comprando redes menores com dívida barata contratada num mundo de juro artificialmente reprimido pelo banco central americano durante mais de uma década. Cada boliche do interior americano incorporado ao balanço vira sinergia no PowerPoint e alavancagem no balanço patrimonial. Quando a maré do crédito fácil desce, e ela está descendo, o que parecia consolidação estratégica se revela um castelo montado sobre a promessa de que o dinheiro nunca custaria nada. Só que dinheiro sempre custa alguma coisa, ainda que a conta demore a chegar.

Há também o teatro contábil das métricas ajustadas, o famoso EBITDA que exclui tudo o que dá prejuízo e reporta apenas o que dá lucro. Depreciação de pista de boliche, amortização de goodwill de aquisição, custo de reestruturação recorrente que virou permanente, tudo isso some da manchete e sobra na nota de rodapé que ninguém lê. O investidor de varejo compra a manchete, o gestor de fundo compra o consenso, e a fatura da realidade fica para o próximo trimestre, que sempre vai ser melhor, sempre vai bater o esperado, sempre vai justificar mais uma alta que ninguém sabe explicar direito.

O detalhe delicioso é o rebranding. Trocar Bowlero por Lucky Strike não muda uma pista, não conserta um pino, não atrai um cliente novo que não viria de qualquer forma. Muda a percepção, muda o marketing, muda a narrativa. E numa economia em que o valor de uma empresa passou a depender mais da história que ela conta sobre si mesma do que dos fluxos de caixa que ela efetivamente gera, trocar de nome vale mais que trocar de gestão. É a era da economia performática, em que o palco importa mais que o produto.

No fim, o pregão de hoje diz menos sobre boliche e mais sobre o estado mental de um mercado que perdeu a capacidade de distinguir preço de valor. Sobem os papéis das empresas que superaram a régua que elas mesmas ajudaram a rebaixar, e o público aplaude achando que assiste a uma vitória, quando na verdade está pagando ingresso para ver a própria carteira ser lentamente esvaziada. Quando a música parar, e ela sempre para, quem estiver segurando o mico vai descobrir que boliche é diversão, não é ativo estratégico.

Com informações da Investing.com BR. A análise e opinião são do O Algoz.